terça-feira, 14 de abril de 2009
Um dos maiores criativos do Brasil e 5 fotos.
O trabalhador e a construção do Museu Nacional de Brasília.
De um lado a maquete. Do outro, o Museu de Arte Contemporânea de Niteroi.
Niemeyer.
------------------------------------------------------
Um tempinho atrás coloquei aqui num post sobre a inauguração do Obama-- umas fotos do meu primo Adriano-- que é fotógrafo. Bom, estava lá eu a fuçar o site dele e encontrei este ensaio com o Oscar Niemeyer. Um gênio da criação brasileiro. O Niemeyer é daqueles que você pode gostar-- ou não gostar. Mas indiferente é difícil ficar. Eu pesquei três fotos do ensaio e coloquei aqui. Na verdade são 5 fotos. O Adriano colocou uma foto ao lado da outra-- como se elas estivessem a conversar. Isso você vê nas duas primeiras montagens. E a última foto, sozinha é do próprio Niemeyer.
A primeira montagem de fotos-- são de imagens deBrasília. Achei sensacional a foto do trabalhador ao lado da foto da obra enquanto a mesma acontece. Fica a impressão de que ele mesmo está "embasbacado", em transe. Imagino ele a olhar para aquilo nascer. Metade cansado, metade orgulhoso de fazer parte daquela transformação. Pois algo que antes provavelmente desafiava as leis da física no papel-- começa a se tornar realidade.
A segunda montagem-- são de imagens de Niterói no estado do Rio de Janeiro. Agora de um lado é possível ver a maquete. E do outro, a foto da obra pronta. A idéia e a criação. Imaginação e realidade. O impossível e o possível. O antes e o depois.
E na terceira foto, o criativo. Que depois de romper a barreira dos cem anos de idade-- ainda desliza o lápis sobre o papel sempre que uma nova idéia surge.
Fica a dica de dar um pulo no site do fotógrafo para ver o resto do ensaio e outras fotos.
http://www.adrianofagundes.com/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O Niemeyer é simplesmente GENIAL!!!
ResponderEliminarOs brasilienses não acham...hehehe
ResponderEliminarEle impede qualquer tipo de mudança na cidade, mas a cidade precisa se adapatar. A população só aumenta e ele, que nem mora lá, não aceita mudar nada.
Como diriam eles: quando é mesmo que ele morre?
É, como disseram aí no texto... ou gostam muito dele ou não gostam nada... indiferente é que não ficam. Caramba... mais de 100 anos!
ResponderEliminarSim.
ResponderEliminarImagina um super hiper mega blaster ultra anúncio criativo, mas que não vende...é mais ou menos por aí.
A catedral de Brasília é linda, maravilhosa. Fazer um igreja praticamente de vidro é genial, agora fazer um igreja de vidro num local que bate sol praticamente todos os dias do ano, é querer abusar da fé das pessoas.
E assim é também a Universidade de Brasília.
Não estou dizendo que ele não seja genial, mas arquitetura não deveria ser só estética. Afinal, tudo o que os humanos fazem é em proveito próprio. Ou não?