Antes de dizer o nome do vencedor e dos finalistas, que também recebem prémios, queremos agradecer todos os emails, videos, views, posts, coments, cartas, fotos, sobras de farinha, presentes, postais, stickers, mini diegos e outros tantos sinais de carinho e tentativas para fazer o Diego vir à Leo Lisboa. Outra coisa que gostavamos de partilhar antes de continuarmos, era dar algumas dicas sobre como apresentar os trabalhos e como ganhar os próximos concursos que temos pensado fazer. Com prémios, claro.
1. Não façam videos tão longos, senão a acção fica demasiado lenta. Um video tem que durar apenas aquilo que deve durar.
2. É bom ir fazendo um blog com os teus trabalhos, não só de publicidade, mas também outras áreas. Nós tentamos contratar cada vez menos publicitários.
3. Sigam o Briefing, mas não fujam dos formatos. Boas ideias que fogem ao briefing não servem, porque não vão a lado nenhum.
4. Não parem no primeiro caminho. O que não significa que este não seja simples.
5. Este é um ambiente em completo movimento e vocês nunca devem deixar de propor coisas.
6. Façam-se amigos do blog, somos muito influenciáveis pelos nossos amigos.
7. Adoramos o número 7.
Agora sim, uma lista dos vencedores. Mas primeiro os finalistas, que levam um belo relógio by Leo Burnett. (Sem pilhas. Que é que se passa, querem tudo não!?)
Finalistas:
Este último não pelo video, mas sim pelo blog. De certeza que vamos falar em alguma altura. Muito interessante.
Bronze: Christiano Vendramine. Cara, estás longe para vir receber o prémio. Envia o teu endereço e nós enviamos-te alguma coisa.
Prata: Joana Guita Pinto.
E para estes temos:
Estágio: Fabio Santos. Não te preocupes com o relógio, vamos-te compensar com todas as canetas que vais roubar.
Por favor entra em contacto com o Erick.
A todos: vamos guardar os vossos contactos e quando surgir novas vagas tentaremos contactar aqueles que nos lembrarmos. Por isso tentem manter-se visiveis. Fazerem-se seguidores do blog é uma boa forma.
Ah. Conheci o Diego no Benfica, cumprimentei-o e ele disse “Encantado”. Foi um dos melhores momentos da minha vida.
Chacho.
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Eu nao tenho formação nenhuma em publicidade e nao participei neste desafio mas acompanhei-o de perto e gostava de deixar a minha opinião. 1º o segundo finalista que escolheram nao me pareceu de todo uma boa escolha...os videos nao têm logica e é necessario ver os 2 para se entender a ideia e mesmo assim nao me pareceu obvio. 2º o ultimo finalista (neste caso, ultima) referem que a elegeram nao pelo video mas pelo blog. O desafio era o video (o qual, neste caso, nao concretiza a ideia de levar o maradona à leo lisboa), parece-me um pouco injusto perante os outros candidatos valorizarem tanto o blog. 2º concordo sem duvida com o vencedor que escolheram, porem eu reparei que o video foi publicado fora do prazo; e apesar de ser o melhor, regras sao regras e prazos sao prazos...nao será um bocadinho falta de ética ou injustiça? Não sou ninguem para pôr em causa as vossas escolhas mas as criticas sao sempre construtivas mais nao seja por ser mais uma cabeça a pensar e com ideias diferentes. Espero que nao me levem a mal por ter decidido opinar sobre isto. De qq maneira os meus parabens aos finalistas e ao vencedor, e parabens à Leo Lisboa pelo original desafio que lançou, pelas ideias e trabalho que desenvolve! Keep Going!
ResponderEliminarParabéns ao vencedor. Espero que tenha a noção que conseguiu o que muitos queriamos por isso aproveite-o bem.
ResponderEliminarEspero por novos "concursos"
Muito Bom. Parabéns a todos os finalistas. Fábio: Bem-vindo!
ResponderEliminarMuitos parabéns ao vencedor!! :)
ResponderEliminarParabéns aos participantes.
ResponderEliminarParabéns à Leo.
Parabéns ao vencedor.
Agora é a sério. Acabaram-se os Maradonas... só há maratonas!
WELCOME
Obrigado a todos pela participação. Parabens Fábio. Team grande ideia. Cada vez mais fortes! Vamo vamo...
ResponderEliminarParabéns a todos! Um grande bem haja ao fábio. Muita saúde!
ResponderEliminarHumm... então vocês que fazem sabados e domingos que mais parecem terças e quartas para cumprir prazos, acabam por escolher um trabalho que não cumpriu claramente o prazo?
ResponderEliminarwelcome to the jungle!
ResponderEliminarserá que o anónimo do welcome to the jungle era eu ou estou simplesmente a roubar a deixa a alguém?!
"Nós tentamos contratar cada vez menos publicitários."
ResponderEliminarOra com esta é que me lixaram!
Então eu invisti tempo num curso de marketing, publicidade e afins com o objectivo de me preparar adequadamente para concretizar o sonho de integrar a equipa de uma boa agência de publicidade...
Fiquei cheio de moral!
Em vez de valorizarem formação especializada na área, que já é muito frágil e desprezada pela sociedade, ainda a deitam mais abaixo?
Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!
ResponderEliminarGalera, fiquei MUITO FELIZ com o meu terceiro lugar! É modesto, eu sei. Mas só de ter tido contato com uma galera que eu tenho aprendido a admirar à medida que conheço o trabalho, já valeu muito! Sem falar que eu não resisto a bons desafios (aguardo os próximos).
Pode deixar que vocês verão a minha pessoa sempre por aqui.
Para qual e-mail eu posso mandar meu endereço? Afinal, eu quero meu prêmio!rs
No final do ano vou em Portugal a passeio. Posso dar uma passada na Leo para trocarmos uma idéia?
Abração para vocês!
"Nós tentamos contratar cada vez menos publicitários."
ResponderEliminarQuando dizem isso é porque estão procurando um profissional que saiba e compreenda o todo, por isso é fundamental estudar sociologia, filosofia e áreas afins...ou não tão afins, que também são interessantíssimas...
Agora sobre o vídeo ganhador...
Estou até agora sem entender... Como diria um professor meu...qual foi o pulo do gato? Insosso.
De qualquer maneira, boa sorte ao vencedor e muito trabalho! ;)
"Nós tentamos contratar cada vez menos publicitários." e o "prazo"
ResponderEliminaracho que o comentário acima diz tudo. quando a leo diz que tenta contratar cada vez menos publicitários está simplesmente afirmando o óbvio. hoje precisamos saber sobre cinema, política, gastronomia. precisamos ser multidisciplinares. precisamos enteder como funciona uma vinícola e o powerpoint. tudo ao mesmo tempo. é um fato.
precisamos também entender que muitas vezes é preciso pensar diferente do que manda o livro da faculdade. até porque da data que o livro foi publicado até hoje-- aconteceram bilhões de coisas no mundo que não estavam lá (no livro ou na aula). não tem nenhum problema em ser publicitário.
o problema está em ser apenas publicitário. e isso tem uma grande diferença.
e a minha opinião sobre o prazo. se o vídeo chegou um dia ou meia hora depois do prazo. pelo o que eu vi, outros videos chegaram assim. propaganda não é uma ciência exata. o maradona havia cancelado a viagem, e depois veio. festivais de publicidade aumentam prazos. clientes aumentam o prazo. diretores de criação prolongam o prazo para ver mais ideias. duplas de criação na hora de ver trabalhos de estagiários, também. o prazo é importante? é. e deve sempre ser repeitado. mas,se neste caso, como em muitos outros no dia a dia de uma agência, ele (o prazo) for estendido-- melhor para a ideia-- que adora um bom prazo. o importante é que a melhor ideia tenha sido premiada. eu não fui escolhido. não consegui colocar o meu video no ar. preguiça talvez. mas não gostaria de ter sido escolhido no lugar de uma ideia melhor só porque o meu chegou um dia antes.
boa sorte para o escolhido. apesar de preferir o segundo colocado. e parabéns para a leo pela iniciativa.
O vencedor conseguiu trazer o Maradona à Leo no prazo estabelecido, Só porque o video ultrapassou um bocadinho o prazo, pa mim n quer dizer nada. Acho que está de parabéns! Assim como todos os outros que responderam ao desafio de forma original! Uma boa ideia, vai ser sempre uma boa ideia, dentro do prazo ou não.
ResponderEliminarQuanto ao curso, eu tenho curso de Publicidade, trabalho como criativa aqui na Leo e sinceramente, o que aprendi no curso serve-me de muito pouco, comparado com os conhecimentos que retiro de outras actividades que tenho, da experiência aqui na agência, de viagens que faço, etc...
:)
Ganda Puto Noia!
ResponderEliminarcongratulations
ResponderEliminar(papéis picados caindo na cabeça do rapaz)
"Nós tentamos contratar cada vez menos publicitários."
ResponderEliminarO entendimento do que é/faz um publicitário é que tem que ser alargado! Já não se pode mais pensar na palavra/função "publicitário" da forma tão redutora como até há uns tempos vinha sendo entendida, como uma pessoa que criava uns anúncios para aumentar as vendas de um produto.
Multidisciplinaridade, meus caros! That's the point!
Além disso, nunca o conceito da aldeia global -que até está nos livros - fez tanto sentido.
Parabéns ao vencedor!
Caros Anonimos! Obrigados pelos comments, mas si dexiaram um mail, podiamos falar mais claramente.
ResponderEliminarDe todas formas. Sabem onde encontrarme, ok?
PD: Tambem podem fazerse seguidores do bloge e assim entender do que estamos a falar.
Agora que o processo acabou já posso dar os parabéns a todos. Pela iniciativa, pelo esforço, pelo resultado, pelo vencedor, pela polémica, pela frustração, pelos comentários, por isto, por aquilo, por tudo. Todos aprendemos alguma coisa.
ResponderEliminarE já posso dizer que trabalho na Leo e que comecei como copy estagiário. O segundo da minha carreira publicitária. Os estágios não são fáceis e podem ser muito injustos, mas são a melhor oportunidade, desde que se acredite. Ficar na agência onde se estagia não deve ser a prioridade, mas não é impossível. Eu sou a prova disso. Tal como a maioria dos que não ficaram na Leo e que depois arranjaram trabalho com facilidade.
Força.
Ena ena,
ResponderEliminarFiquei nas finalistas!!(1º vídeo)
Muito Obrigado!!
E ainda foram ao meu blog deixar umas palavras simpáticas.Muito Obrigado mesmo!
É certo que quando participo seja no que for, não gosto de perder nem a feijões. Mas faz parte...
Ao vencedor só umas palavras: Dignifica com trabalho todos aqueles que queriam (e ainda querem) estar no teu lugar. Parabéns!
Quanto a esta frase que está a fazer urticaria a muito boa gente:
"Nós tentamos contratar cada vez menos publicitários."
Compreendo que é frustrante para quem investiu anos na sua formação, mas não é menos verdade que um curso superior não é um selo de garantia de qualidade, nem de especialização. É apenas uma formação na área. Se fores bom, vingas!
Eu sou formada em Design de comunicação, e esta assim como a publicidade, são áreas em constante mudança. Uma licenciatura "perde a validade" se não se continuar diariamente aprendendo com tudo o que nos rodeia. Daí a importância, como já foi referido, de saber mais sobre sociologia, filosofia... e todas as disciplinas que envolvem comportamentos da sociedade. Só assim, a meu ver, no meio publicitário se chega às pessoas.
Por favor, não quero de modo algum dizer que não é necessário formação na área. Mas hoje em dia tudo é mais acessível a todos!
Quanto ao ponto 6., eu já era "amiga" do blog à muito tempo, agora fico visível!!
Quanto ao prémio, gostava muito de o receber. 1º um relógio... depois Cannes (gosto de divagar de vez em quando...)
posso passar aí a qualquer hora?
Desculpem o texto tão longo...
Às vezes imaginar que é connosco é diferente.
ResponderEliminarA Leo foi a concurso com o brief de criar um anúncio de TV para bolachas. Os projectos vencedores merecem alguns comentários:
1º Houve quem apresenta-se o projecto atrasado de acordo com o briefing. (e pensar que tiveram o sábado e domingo a trabalhar para o concurso)
2º Era um anúncio TV mas houve quem apresenta-se um outdoor...
3º Um dos anúncios não era grande coisa. Mas o cliente gostou tanto do blog da agência que decidio premiar também.
4º Era um anúncio para bolachas... mas um dos vencedores fez sobre tortas. (como é que não pensaram em ser originais também)
5º Não cumpriram o brief... Não faz mal. O cliente é tão à frente que ignorou aquilo que queria só para premiar a criatividade. E esta é sem dúvida subjectiva.
As coisas não são lineares. É verdade.
Mas quando queremos ser respeitados temos também que nos dar ao respeito. Verdade absoluta.
Não se contrata criatividade. Contratam-se pessoas.
Não ganhei. É verdade. Estou chateado. Mas ainda assim aprendi.
lá na faculdade aprendi que afinal não sei mesmo nada sobre publicidade ou marketing ou comunicação. lá na faculdade atiraram-me com umas postas de pescada "pronto, é mais ou menos assim"... e nestes dois anos que passei em casa pós-faculdade a educar o miúdo é que realmente compreendi que nesta coisa da comunicação e da publicidade existe algo mais do que aquilo que me ensinaram... não me arrependo do que investi em formação mas só isso não chega.
ResponderEliminarparabéns ao vencedor.
Parece-me que está a faltar aqui um comentário por quem atribuiu o prémio às questões levantadas!
ResponderEliminarNão participei no concurso porque não estou à procura de estágio mas assisti desde o inicio ao desafio.
Para além da questão do prazo que já foi referida (tudo bem os prazos nem sempre se cumprem), então e a vossa 1º regra?
"1. Não façam videos tão longos, senão a acção fica demasiado lenta. Um video tem que durar apenas aquilo que deve durar."
Parece-me que o video vencedor era mesmo o mais longo!
Por isso não venham com tretas de regras pelas quais não se regem e admitam que escolheram o que gostaram mais (sim porque nem cumpriu o briefing na totalidade, respondeu a apenas 1 de 3 pontos "trazer o Maradona à Leo"). Houve videos que pegaram no briefing logo desde o inicio e que vê-se claramente que depois tiveram mais dificuldades em ligar toda a história.
Regras valem o que valem e a verdade é que só se avança quando quando alguma é quebrada por isso não venham agora com falsas morais e pretextos para a atribuição do prémio.
Eu dou desde já os parabéns ao vencedor, ele cumpriu o prazo de certa maneira, ele quando foi à Leo Burnett conhecer o Chacho ainda estava no prazo, apenas depois teve de editar, mas cumpriu tudo e acho que fez o que o briefing mandava, levou o maradona à Leo Burnett, tirou de certeza uma foto com o Chacho (assim parece numa das partes do video), e até pode ter abençoado a Leo Burnett. Por isso acho que sim, parabéns Fábio =)
ResponderEliminarDa próxima vez mascaro-me de maradona e apareço na Leo Burnett com uns calçõezinhos de fazer inveja (passou-me pela cabeça a ideia, mas...)
Abraços a todo o pessoal e obrigado por me terem proporcionado 1 tarde maravilhosa a fazer o projecto, que por acaso ficou como finalista =)
Mário Campos
meldels
ResponderEliminarcomo tem gente desocupada nesse planeta
lol!
ResponderEliminarViva quem adora comentar sem nunca mostrar o nome!!
Weeeee
Achas mesmo que o nome é importante?!
ResponderEliminarPode ser Maria, Nuno, Ana ou qualquer outro...
O importante é o que se escreve. Num blog não interessa o nome até porque ele pode ser falso :)
não me apetecia mas apeteceu-me: fiquei cheia de comichão com algumas reacções aqui postadas... assim de repente pareceu-me que a maioria não se consegue libertar do A4... e depois amua e tal...
ResponderEliminarO A4 é uma grande força de expressão =)
ResponderEliminarMário Campos
obrigadoooooooo pelo 3ºprémio...eu assumo o video falhado eheh.mas divertiu-me á brava faze-lo e isso é o que mais importa(pelo menos para mim ihih).Obrigada também pelo destaque ao meu humilde blog...também me divirto imenso a faze-lo...parabéns ao Fábio!!!que aproveite bem essa oportunidade fantástica que foi ele que criou!e um dia destes passo pela Leo p dizer um HELLO!
ResponderEliminarFábio Parabéns!! Aproveita a oportunidade, a Leo é uma GRANDE escola!
ResponderEliminar