terça-feira, 21 de abril de 2009

Vencedores do concurso para estagiário copy.

Antes de qualquer coisa, obrigado a todos pela participação. E isso inclui as brincadeiras e as críticas. Até porque sem críticas não podemos melhorar. E sem as brincadeiras não podemos ser livres para opinar o que quisermos.

Os vencedores.

Em primeiro lugar e, como prémio, um estágio de 3 meses como copy no departamento criativo da Leo Burnett de Lisboa: Abel Manuel Fidel. (Ao clicar sobre o nome do Abel, chegámos ao nome de Tiago Caldeira, portanto não sabemos se é Abel ou Tiago.) O factor que mais pesou na escolha do Abel foi o conceito: "O problema é voltar." Um conceito diferente. Menos óbvio. Um conceito que usa uma palavra com um significado negativo, "Problema", para dizer a coisa mais positiva que se pode dizer de um lugar.

Em segundo lugar ficou o Lucas Moura. Dos headlines dele, gostamos o que ele diz sobre a aeromoça: "Siga o conselho da aeromoça: mantenha o telemóvel desligado durante toda a viagem." Mas teve uma coisa que destacou muito o Lucas. Ele fez mais. Pedimos três headlines e ele fez um site, filmes, acções.

Em terceiro lugar, empatados a Ana Ferro e o Toni. Da Ana, gostámos do headline "As férias que as suas férias precisam." Simples e directo ao ponto. A ideia de ser uma campanha a sugerir férias para as férias. O que, ao observar as propostas e todos, fez com que o trabalho da Ana se diferenciasse dos outros.




E finalmente o Toni. Gostámos muito do conceito do Toni: "Sim, existe." E todos os títulos das cinco campanhas que o Toni submeteu também estão muito bons. Parabéns.

Como podem ver, em vez de um portfólio inteiro, apostámos numa frase, num conceito, numa colecção de headlines. A razão foi explicada num post anterior. Queremos ajudar o estagiário a fazer o seu portfólio. E ver o potencial de alguém que está a começar e não teve nenhuma oportunidade, é das coisas mais importantes que achamos que uma agência pode fazer.
Se há coisa que a publicidade tem de ser é subjectiva. Muitos que participaram podem não concordar com a escolha. É do jogo e da profissão. E como sempre, isto é um blog, podem comentar, concordar ou discordar. Mas fica aqui mais uma vez o agradecimento pela participação e a promessa de que sempre vai existir uma vaga para um estágio, faremos o possível para envolver o maior número de pessoas.

Um abraço e obrigado.

P.S: Os vencedores estão todos convidados para o próximo churrasco aqui na Leo. Na altura, receberão um convite por email.

24 comentários:

  1. Parabéns a todos os participantes, principalmente, ao Abel (ou Tiago, que seja)! Obrigado a Leo Lisboa pela oportunidade de disputar a vaga! Até a próxima!

    ResponderEliminar
  2. Lisbon aD School ROCKS!

    ResponderEliminar
  3. Não consigo concordar com estas escolhas.
    Esperava (muito) mais da Leo.
    Que desilusão...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo é uma pena que te tenhamos desiludido.

    Sem qualquer ironia no meu comentário.
    Desde o início tentámos ser o mais transparentes possível. Poderíamos ter pedido para enviarem os headlines e conceitos para uma morada de email e ninguém nunca teria a oportunidade de julgar os trabalhos e as nossas escolhas.

    Como sabes, não foi assim. E também como falámos neste mesmo post, tínhamos a certeza que alguns concordariam, outro não. Alguns elogiariam, outros nem tanto. Poucos ofícios são tão subjectivos como a publicidade.

    Só para deixar mais claro ainda sobre a escolha. O conceito criado pelo vencedor, foi a única unanimidade. ("O problema é voltar.")
    E com toda a certeza um conceito tem mais importância do que qualquer headline. É do conceito que nasce um headline, dois, dez, um filme, uma acção, uma campanha. E o mesmo não é verdade para um headline. Que por mais que seja excelente não cria uma campanha. Digo isto pois existiam sim-- um ou outro headline que poderiam ser considerados melhores do que o do vencedor. Mas um conceito, não achámos nenhum melhor.

    E finalmente o Lucas Moura também foi contactado, pois também queremos tê-lo como estagiário no futuro. E estamos em contacto com ele para que, assim que ele puder estar em Portugal, aproveitar o estágio.

    Parabéns Lucas por ter pensado diferente de todos.


    Obrigado e um abraço

    Erick

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ao Tiago Caldeira e à Ana Ferro (especialmente estes porque são meus colegas). Parabéns aos outros também.

    Abraço,
    Tiago Charneca

    ResponderEliminar
  6. Hhahahahahah
    o que eu mais gosto nesses concursos são as respostas que o pessoal da agência dá...
    é uma democracia beirando a ditadura...

    qual o problema de julgar? se não julgamos o concurso, julgamos a publicidade de vcs...e vcs saem nas ruas respondendo a todos os consumidores?

    O duplo-sentido quando é bem construído já é ruim, imagina mal construído...coloca uma pessoa no deserto e fala "agora volta". É, o problema é voltar... Ou a pessoa vai a algum desses lugares uma vez na vida, e decide que nunca mais...o problema é voltar lá, nem de graça...

    Happy Happy Joy Joy...e o cachorro dorme na calçada...tsc

    isso tudo é coerente?

    Ao vencedor, bem-feita ou mal-feita vc conseguiu vender seu peixe e é isso que vale. Sucesso p/ vc!!!

    "Há distâncias que valeM a pena percorrer."
    ...
    "Um abraço e obrigadA!!"

    :(

    ResponderEliminar
  7. ah,ok ta explicado...vem todos da mesma escola...nao vejo a qualidade no conceito da Ana e sinceramente o toni e que merecia ganhar isto...o conceito do tal abel e' banal...houve coisas mais interessantes...assim vai a publicidade em portugal...

    ResponderEliminar
  8. [ o que vos levou a escolher o abel fidel fez-me lembrar um livro que ando a estudar do senhor pete barry que começa assim: "concept over execution, substance over style".

    mas o que eu queria dizer mesmo era: ainda bem que vocês fazem os vossos concursos assim... para que toda a gente veja as propostas. porque há algo em portugal que me dá muita comichão: o facto da maioria das empresas dar os estágios aos amigos, primos, enteados, namoradas, irmãs das mulheres, filho do director, etc... haver a oportunidade de qualquer pessoa tentar a sua sorte não é todos os dias que aparece. e se a escolha feita não me agradou... caramba, ando eu aqui a esforçar-me para ensinar o miúdo a não comunicar através de birras quando na verdade essa é uma técnica bem popular nos habitantes do nosso querido planeta.

    não ser escolhido num concurso dói... no ego. dói, não dói?

    e vá... hoje em dia temos todas as ferramentas para que em portugal se faça boas campanhas. ]

    ResponderEliminar
  9. Ao anónimo:

    "Julgamos a vossa publicidade"

    "Vocês saiem às ruas para responder a todos os consumidores"

    "O duplo-sentido quando é bem construído já é mau, imaginem mal construído"

    "...coloca uma pessoa no deserto e diz "agora volta"."


    "Happy Happy Joy Joy...e o cão dorme na calçada.."

    "Ao vencedor, bem feita ou mal feita conseguiste vender o teu peixe ..."

    "Sucesso para ti!!!"

    E por fim, em português de Portugal:

    "Há distâncias que vale a pena percorrer."

    Vamos mesmo corrigir os erros dos outros sem olhar para os nossos?

    Ass: Anónimo :)

    ResponderEliminar
  10. em portugues de portugal escreve-se VALEM a pena, sua besta! o valem esta dependente do plural "distancias", nao do singular "pena"...aprende qualquer coisa e depois fala...

    ResponderEliminar
  11. uma discussão entre um concorrente ressabiado e outro que percebe a importância da grafia correta de língua portuguesa, independente do país.

    ResponderEliminar
  12. meodeos...
    haahhaahaah
    conjugação verbal inadequada é erro em qualquer língua... lá vem o velho dilema Brasil e Portugal...

    cara...o meu sonho era discutir publicidade de verdade nesse blog, mas acho que isso nunca vai acontecer...as cabeças são limitadas...se se discute é pq está com inveja...oooo zé povinho...

    eu sinto vergonha alheia!

    ResponderEliminar
  13. vai mais é trabalhar, meu amigo!
    ups, esquece, o estágio não é teu!

    ResponderEliminar
  14. Parabeeeeens, luquinhas, danaaado!

    ResponderEliminar
  15. O Paulo Bento ensinou-me (através dos seus monólogos masturbo-compulsivos) que devemos olhar os adversários sempre nos olhos, mesmo que eles sejam cegos! E é isso que eu faço, construo um homem-máquina, vulgo robôt, com dentes de aço, caspa artificial e tártaro nos dentes. Obviamente, óculos não são deixados ao acaso!
    Leo obrigado pela oportunidade, ainda não foi desta, mas um dia hei-de estar em Moscovo a apresentar a vossa mais recente campanha para uma qualquer empresa global, amiga do ambiente, dos animais, da sustentabilidade, etc e tal.
    Obrigada e agradeço,
    PedroL

    ResponderEliminar
  16. Acho muito bem que se critique, quer seja para apoiar ou não. Agora, tenham o minimo de "colhões" e ponham o vosso nome em vez de anónimo. Parecem as criançinhas com 5 anos que batem e fogem.

    Querem ser "homenzinhos", ao menos assumam o que dizem.

    ResponderEliminar
  17. Ya! Então a grande maioria das propostas escolhidas pouca ou nenhuma relação têm com as imagens?!?

    Mais valia não terem sequer colocado imagens no briefing.

    ResponderEliminar
  18. essa história do anônimo de novo...
    que diferença faz se eu me chamo Marcos, Joana ou Marina???

    Dá na mesma...que besteira! Acostumem-se com isso ou configurem para que não seja postado anônimo...a vida contemporânea é assim, a apunhalada vem de todos os lados misteriosamente. A crise atual atingiu até quem nem sabe da origem dela e nem por isso eles saem pelas ruas gritando e ofendendo.

    ResponderEliminar
  19. Obrigado pela oportunidade e também aos comentários que elogiaram o meu trabalho. Achei que tinha chance mas também acho que quem ganhou mereceu. Não estou tentando ser politicamente correto, mas é a vida. Uma vez um professor na faculdade me disse: "qualidade não quantidade." Pode parecer besteira, mas se acharam o trabalho do Abel melhor do que o meu e dos outros, numa boa. Estou é torcendo para o próximo o concurso chegar. Pelo menos o concurso serviu de incentivo para saber que eu estou no caminho certo.

    Ah, e tem o churrasco da Leo também. Não ganhei o estágio, mas vou comer muita carne quando chegar o convite.

    Valeu galera. E valeu Leo. Poucas agências dão oportunidades destas.

    toni.

    ResponderEliminar
  20. vamos la ser concretos...facam a lista dos vossos melhores 3 para ver quem ganhava se isto fosse uma democracia!

    para mim: 1) Toni
    2) Francisco
    3)Lucas

    ResponderEliminar
  21. Hum.... Quem será o último anónimo... Será que começa por F e acaba em O? hahaha!

    ResponderEliminar
  22. Deve ser alguém com poucos telefonemas para fazer.

    ResponderEliminar
  23. [ como alguém zangado por ter perdido uma conta responde no youtube sem ser anónimo e sem papas na língua à agência que ficou ela:
    http://www.youtube.com/watch?v=t1M8vE7gKhs ]

    ResponderEliminar