terça-feira, 14 de abril de 2009

Um dos maiores criativos do Brasil e 5 fotos.



O trabalhador e a construção do Museu Nacional de Brasília.





De um lado a maquete. Do outro, o Museu de Arte Contemporânea de Niteroi.




Niemeyer.

------------------------------------------------------

Um tempinho atrás coloquei aqui num post sobre a inauguração do Obama-- umas fotos do meu primo Adriano-- que é fotógrafo. Bom, estava lá eu a fuçar o site dele e encontrei este ensaio com o Oscar Niemeyer. Um gênio da criação brasileiro.  O Niemeyer é daqueles que você pode gostar-- ou não gostar. Mas indiferente é difícil ficar. Eu pesquei três fotos do ensaio e coloquei aqui. Na verdade são 5 fotos. O Adriano colocou uma foto ao lado da outra-- como se elas estivessem a conversar. Isso você vê nas duas primeiras montagens. E a última foto, sozinha é do próprio Niemeyer.

A primeira montagem de fotos-- são de imagens deBrasília. Achei sensacional a foto do trabalhador ao lado da foto da obra enquanto a mesma acontece. Fica a impressão de que ele mesmo está "embasbacado", em transe. Imagino ele a olhar para aquilo nascer. Metade cansado, metade orgulhoso de fazer parte daquela transformação. Pois algo que antes provavelmente desafiava as leis da física no papel-- começa a se tornar realidade.

A segunda montagem-- são de imagens de Niterói no estado do Rio de Janeiro. Agora de um lado é possível ver a maquete. E do outro, a foto  da obra pronta. A idéia e a criação. Imaginação e realidade. O impossível e o possível. O antes e o depois. 

E na terceira foto, o criativo. Que depois de romper a barreira dos cem anos de idade-- ainda desliza o lápis sobre o papel sempre que  uma nova idéia surge.

Fica a dica de dar um pulo no site do fotógrafo para ver o resto do ensaio e outras fotos.

http://www.adrianofagundes.com/

4 comentários:

  1. O Niemeyer é simplesmente GENIAL!!!

    ResponderEliminar
  2. Os brasilienses não acham...hehehe
    Ele impede qualquer tipo de mudança na cidade, mas a cidade precisa se adapatar. A população só aumenta e ele, que nem mora lá, não aceita mudar nada.
    Como diriam eles: quando é mesmo que ele morre?

    ResponderEliminar
  3. É, como disseram aí no texto... ou gostam muito dele ou não gostam nada... indiferente é que não ficam. Caramba... mais de 100 anos!

    ResponderEliminar
  4. Sim.
    Imagina um super hiper mega blaster ultra anúncio criativo, mas que não vende...é mais ou menos por aí.

    A catedral de Brasília é linda, maravilhosa. Fazer um igreja praticamente de vidro é genial, agora fazer um igreja de vidro num local que bate sol praticamente todos os dias do ano, é querer abusar da fé das pessoas.
    E assim é também a Universidade de Brasília.

    Não estou dizendo que ele não seja genial, mas arquitetura não deveria ser só estética. Afinal, tudo o que os humanos fazem é em proveito próprio. Ou não?

    ResponderEliminar