terça-feira, 28 de outubro de 2008

Que difícil que é a Ecologia..

Na leo, temos duas opções na hora de tomar café: Copos de Plástico ou Chávenas de Cerâmica. Tentamos fazer o menos mal possível ao planeta, mas ao mesmo tempo, somos preguiçosos. Então que acontece? Muitos usam copos de plástico alegando “As chávenas de cerâmica gastam água para serem lavados, e isso também é mau”. “Os copos de plástico estão sempre limpos, os outros não sei”, geralmente essas são as duas desculpas. Além do Erick que diz “Uso dois, para que não se queimem os dedinhos”. Mas para o resto das pessoas, fizemos este cartaz, que explica os benefícios de optar pelas chávenas de cerâmica:



E os resultados não foram muito boms, muita gente continua a usar copos de plástico. Porquê? Não sabem ler? O cartaz é feio? Tem muito texto? Não percebem? Ou é simplesmente mais um dos mistérios dos consumidores?

6 comentários:

  1. o António é que sabe das coisas.

    Mas, sugestão: e se encurtassem o texto e coloquem mais visível? hã? hã?

    ResponderEliminar
  2. Podia ser. Aqui va todo o texto.

    Copo Plástico:
    Tempo que demora em desaparecer um dos nossos copos de plástico: Na terra mais de 100 anos. No mar 50 anos.
    No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros . Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos. Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas , bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico. Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho da USA.

    Taça Cafe.

    Plástico é derivado de petróleo, fonte não-renovável. E nem tudo que se manda para reciclagem é reaproveitado, é apenas 30%, segundo dados do Cempre (Centro Empresarial para Reciclagem). O copo de vidro precisa de água para ser lavado, mas a água é um condutor e é reutilizada, pois o esgoto é tratado, para depois voltar ao meio meio ambiente.

    ResponderEliminar
  3. Ouvi muita gente dizer que a tipografia não se percebe...


    =(

    ResponderEliminar
  4. propongo que cada uno traiga una taza e le ponga nombre con un lindo disenho.

    fazer un concurso e votar cual es la taza mas bonita.

    de ahi le van a tomar carinho a la taza. nao van a querer largar por ningun copo do plastico.
    juan.

    ResponderEliminar
  5. Para quando um ecoponto amarelo (plástico) dentro da Leo?
    Tanta conversa por causa dos copos e afinal a ecologia é só da boca para fora...

    ResponderEliminar
  6. A água potável nunca vem do tratamento dos esgotos, como alguém disse, ela é tratada para ser depois despejada no oceano. Para quem não sabe a água que bebemos em Lisboa percorre um longo caminho até chegar às torneiras, é captada sobretudo na Barragem de Castelo de Bode, situada no rio Zêzere.

    ResponderEliminar