tag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post7038276071619450237..comments2023-06-28T13:39:34.924+01:00Comments on Leo Burnett Lisboa: Game Advertising na próxima Quarta CriativaFred Boschhttp://www.blogger.com/profile/00878197401781499116noreply@blogger.comBlogger19125tag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-36571930295690879882009-02-09T11:36:00.000+00:002009-02-09T11:36:00.000+00:00Sempre fui nerd de jogos e de informática, não pod...Sempre fui nerd de jogos e de informática, não podia faltar a uma quarta destas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-85228634694652649432009-02-07T17:43:00.000+00:002009-02-07T17:43:00.000+00:00Humm... Biodroid?Que jogos é que já desenvolveram?...Humm... Biodroid?<BR/>Que jogos é que já desenvolveram?<BR/><BR/>E o Know-how deles abrange Publicidade em Jogos? De certeza? O que é que vos leva a afirmar isso?<BR/><BR/>Se calhar há aqui pessoal que sabe mais.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-3290331146851328792009-02-07T14:16:00.000+00:002009-02-07T14:16:00.000+00:00[ mas esta 4ª criativa é apenas para os colaborado...[ mas esta 4ª criativa é apenas para os colaboradores da leo, não é?]Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-70126322676091528772009-02-06T19:00:00.000+00:002009-02-06T19:00:00.000+00:00SL, nós não massacramos ninguem :) e ainda agradec...SL, <BR/><BR/>nós não massacramos ninguem :) e ainda agradecemos a ajuda neste esclarecimento e no empenho em ajudar e participar.<BR/><BR/>Em todo o caso, e por não sermos "expert(os)" na matéria de In-Game Advertising convidamos alguem de fora com conhecimento na matéria.<BR/><BR/>Para sermos claros... Estes rapazes vem cá falar sobre "PUBLICIDADE EM JOGOS" (o know-how deles) e não sobre "PUBLICIDADE A JOGOS" (o nosso know-how)<BR/><BR/>Obrigado ;)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-14253656082988591312009-02-06T17:41:00.000+00:002009-02-06T17:41:00.000+00:00Caro ShrekEu sei que os experts são vocês mas crei...Caro Shrek<BR/><BR/>Eu sei que os experts são vocês mas creio que o termo específico é mesmo In-Game Advertising, que é o termo largamente mais utilizado (inclusive pelas maiores empresas especializadas na área como a IGA Worldwide (IGA - de In-Game Advertising).<BR/><BR/>Tudo bem que, pelo que sei, não existem tipologias consoante o ramo de actividade de forma tão detalhada como refere (jogos, fraldas, motas, etc). <BR/><BR/>No entanto existem inúmeras tipologias de publicidade e uma delas pode estar relacionada com a área de actuação dos produtores (do produto, claro, passe a redundância): Publicidade de Consumo / Publicidade Business-to-Business / Publicidade Comercial / Publicidade de Retalho / Publicidade Financeira / e Publicidade de Recrutamento. <BR/><BR/>Se actualmente a publicidade A jogos é um pequeníssimo nicho e não forma um tipo específico de publicidade (ao contrário de por exemplo a publicidade de recrutamento), amanhã poderá não o ser, tal como outros tipos de produtos. Basta algum festival de publicidade lançar um categoria de publicidade a jogos (ou a automóveis,...) para se instalar a confusão sobre o que é Game Advertising (Publicidade a jogos) ou In-Game Advertising (Publicidade em/através de jogos). Pode ser semântica claro, mas as diferentes palavras e sua utilização existem para que nos possamos exprimir e entender o melhor possível.<BR/><BR/>De qualquer forma, in-game advertising também sofre do mesmo mal de uma infinidade de tipologias. Cada autor, especialista ou empresa tem a sua. <BR/><BR/>Tenho algum conhecimento de causa sobre este assunto porque efectuei uma investigação aprofundada no âmbito do meu Projecto de fim de Curso de Marketing (que intitulei: Marketing Experiencial e In-Game Advertising na Indústria de Videojogos nos E.U.A.). No projecto abordei todas as vertentes possíveis, desde o seu aparecimento às vantagens e desvantagens para anunciantes, produtores dos jogos e consumidores, entre outo tipo de informações. Defini ainda uma tipologia específica com exemplos e enquadrei com a análise a duas empresas de referência na área (A IGA Worldwide, uma das maiores e mais importantes empresas especializadas em In Game Advertising; e a Electronic Arts, a maior produtora independente de jogos no mundo, que utiliza, obviamente, publicidade em alguns dos seus jogos).<BR/><BR/>A minha tipologia: Advergames / Static In-Game Advertising/ Dynamic In-Game Advertising / In-Game Product Placement (que contém ainda o sub-tipo de In-Game Plot Placement).<BR/><BR/>Ainda voltei a abordar este tema na minha Tese de Mestrado em Marketing sobre Marketing experiencial e Publicidade em Indústrias Criativas.<BR/><BR/>Pode ainda dizer que para a elaboração do projecto e da tese consultei e analisei mais de uma centena de fontes internacionais (e já agora, a título de curiosidade, tive 19 no Projecto e 17 na Tese).<BR/><BR/>Se calhar eu é que devia ir aí à Leo falar disto! LoooooooooL<BR/><BR/>E agora perguntam... porque é que me dei ao trabalho de fazer este Projecto e esta Tese?<BR/><BR/>R: Porque adoro publicidade e accções inovadoras de marketing e tenho o sonho (desde criança) de trabalhar numa boa agência de publicidade (e que, infelizmente, ainda não tive a oportunidade).<BR/><BR/>Abraço e... não me massacrem pelo testamento!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-7740524210462683732009-02-06T17:39:00.000+00:002009-02-06T17:39:00.000+00:00Eu não sei onde me inscrever!Eu não sei onde me inscrever!dAlbergariahttps://www.blogger.com/profile/02491098930578038122noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-55447619248647694492009-02-06T11:38:00.000+00:002009-02-06T11:38:00.000+00:00SL, a questão é pertinente.Se bem que querem dizer...SL, a questão é pertinente.<BR/><BR/>Se bem que querem dizer a mesma coisa.<BR/><BR/>Não existem tipologias de advertising consoante o ramo de actividade de cada empresa (Game, Computer, Supermarket, Soap, Car Advertising), logo quando se fala de game ou mobile, internet ou press advertising fala-se do meio :)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-40258079945820905592009-02-06T11:32:00.000+00:002009-02-06T11:32:00.000+00:00Atenção que a inscrição NAO É AQUI NO BLOG....É na...Atenção que a inscrição NAO É AQUI NO BLOG....<BR/><BR/>É naquele nosso site... o umasimumanao...<BR/><BR/>=)Fred Boschhttps://www.blogger.com/profile/00878197401781499116noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-36202248781405631332009-02-06T10:25:00.000+00:002009-02-06T10:25:00.000+00:00Ai que Geek! Gosto tanto, Bora láAi que Geek! Gosto tanto, Bora láAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-76192165409698073382009-02-06T10:17:00.000+00:002009-02-06T10:17:00.000+00:00Game advertising.FIXE!Se quiserem começar a explor...Game advertising.FIXE!<BR/>Se quiserem começar a explorar o têma, tenho aqui na sala um livro cool sobre jogos e urbanismo. SPACE TIME PLAY.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-75236599532060613862009-02-05T23:22:00.000+00:002009-02-05T23:22:00.000+00:00Tenho uma dúvida.Game Advertising? Publicidade a j...Tenho uma dúvida.<BR/>Game Advertising? Publicidade a jogos?<BR/>Ou <BR/>In-Game Advertising? Publicidade em jogos?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-76731362316741319232009-02-05T23:13:00.000+00:002009-02-05T23:13:00.000+00:00Confere.Confere.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-11445105987538675432009-02-05T22:48:00.000+00:002009-02-05T22:48:00.000+00:00Posso levar o meu puto??? Tem quatro anitos, acho ...Posso levar o meu puto??? Tem quatro anitos, acho q ele ía adorar... jogos!!! " Sim, mãe, sim, vá lá...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-22155718877172522622009-02-05T22:11:00.000+00:002009-02-05T22:11:00.000+00:00Este comentário foi removido por um gestor do blogue.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-324167792967094302009-02-05T19:01:00.000+00:002009-02-05T19:01:00.000+00:00cool :)cool :)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-79028889364869491072009-02-05T18:58:00.000+00:002009-02-05T18:58:00.000+00:00estou lá.estou lá.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-7671296009309141272009-02-05T18:57:00.000+00:002009-02-05T18:57:00.000+00:00Rola jogar um pacman enquanto ele fala?Rola jogar um pacman enquanto ele fala?micohttps://www.blogger.com/profile/17164761943911996412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-70399679939086605372009-02-05T18:53:00.000+00:002009-02-05T18:53:00.000+00:00O chucky Egg !!!Que classico fenomenal!!!!O chucky Egg !!!<BR/><BR/>Que classico fenomenal!!!!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1622728761454743451.post-41500614993272755652009-02-05T18:46:00.000+00:002009-02-05T18:46:00.000+00:00Este comentário foi removido por um gestor do blogue.Anonymousnoreply@blogger.com